Sondagem. PS mantém cenário de vitória em Legislativas

por RTP
António Cotrim - Lusa

Em dia de Presidenciais foi questionada uma sub-amostra da amostra utilizada para a projeção das Eleições Presidenciais, à qual foi questionado em quem os inquiridos votaram nas presidenciais e em quem votariam em eleições legislativas. O resultado desta sondagem do CESOP-Universidade Católica Portuguesa para a RTP foi uma intenção de votar de 69%, com uma vitória clara do PS de 35%. O PSD surge com apenas 23% e o Chega, em terceiro lugar, com 9%.

Nesta sondagem, o PS garante 35% a estimativa de voto de 35% do eleitorado, quatro pontos percentuais abaixo dos 39% de uma sondagem do mesmo centro de estudos da Católica realizado para a RTP e publicada esta quinta-feira (39%).

À semelhança deste estudo, a sondagem deste domingo garante uma margem confortável à esquerda do Parlamento, com 49% da votação em putativas legislativas, ainda que com a perda de três pontos percentuais (eram 52% no estudo realizado entre os dias 11 e 14 de janeiro e apresentado quinta-feira).

O PSD, que na sondagem anterior obtinha 28%, fica-se agora pelos 23%, perdendo cinco pontos, e o Chega, que tinha antes 8%, sobe agora para os 9%.
A subir apresenta-se agora também o BE, para os 8% (na anterior 7%).

A CDU (PCP e Verdes) mantém-se com 6%, mas é ultrapassada pela IL, que agora tem 7%, contra os 5% de há três dias.

Entretanto, PAN e CDS-PP mantêm os 2% e surge agora nestas contas o Livre – desaparecido no estudo de quinta-feira – com 1% de estimativa de voto.
Ficha técnica
Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 24 de janeiro de 2021. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Presidenciais deste dia. Foi selecionada uma subamostra da amostra utilizada para a projeção para as Eleições Presidenciais. Nesta subamostra os eleitores foram convidados a responder em quem votaram nas presidenciais e em quem votariam em eleições legislativas. Os resultados foram depois ponderados pelas projeções apresentadas para as Eleições Presidenciais, garantindo assim um maior equilíbrio desta subamostra. Foram obtidos 4637 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 79%.
Tópicos
pub